A Inteligência Artificial na área de Aquisição de Talento

Nos próximos três anos, a Inteligência Artificial (IA) terá um forte impacto na área de Aquisição de Talento, à semelhança do que já acontece noutros negócios e sectores.

Mas, antes de mais, importa clarificar o que é: na sua definição mais simples, a Inteligência Artificial é a criação de máquinas inteligentes que trabalham e reagem como seres humanos. O seu objetivo último é capacitar os computadores para que desempenhem tarefas que normalmente são desempenhadas por humanos, com maior rapidez e precisão.

drew-graham-344554.jpg

Tento em conta esses fatores, porque é que a IA pode ser uma boa solução para projetos com elevado volume de candidatos, como por exemplo no Retalho?

  1. Está previsto um crescimento no sector de 7% entre 2014 e 2024.
  2. O recrutamento é cada vez mais digital. Em 2000, 22% dos currículos era enviado via e-mail. Em 2017, esta percentagem subiu para 90%.
  3. É estimado que as empresas do sector tenham cerca de dois terços de dados de candidatos obsoletos nas suas bases de dados;
  4. A triagem manual de CV´s é considerada a etapa mais ineficiente do processo de recrutamento.
  5. É extremamente difícil analisar CV’s antigos, com milhões de dados, sem Inteligência Artificial.
  6. A grande maioria dos responsáveis de recrutamento refere que a componente mais difícil do recrutamento é identificar os candidatos com o perfil desejado na base de dados de candidatos.

Se quiser saber mais sobre este tema, fale connosco.