Agenda Cultural de 1 a 7 de junho

Lisboa

Olharapos

O quê: Faça de conta que está na Expo 98, afinal foi há apenas 20 anos. Agora que já o traumatizamos, uma boa notícia: os famosos Olharapos, as estranhas criaturas que animavam as ruas da Expo98, estão de regresso ao local onde já foram felizes com um espetáculo multimédia.

Onde: Pavilhão de Portugal, Parque das Nações

Quando: 1 e 2 de Junho

 

Abertura das Festas de Lisboa

O quê: O espetáculo de abertura que assinala oficialmente o arranque das Festas de Lisboa acontece a sábado com a Orquestra Gulbenkian na Praça do Comércio. Consigo leva a Orquestra Geração para interpretar composições de vários períodos da história marcados pela guerra e pela celebração da paz. No que se inclui a banda sonora de A Guerra das Estrelas, por John Williams.

Onde: Terreiro do Paço

Quando: 2 de Junho

Site: http://lisboanarua.com/festasdelisboa/

 

Photo-Metragens

O quê: As novidades do Museu Berardo chegam-nos sob a forma de 14 short-stories independentes da autoria de João Miguel Barros. Com a exposição “Photo-Metragens”, João Miguel puxa-nos diretamente para uma viagem de emoções, que vão desde o prazer imenso de passear pelo areal ao pânico de atravessar um abismo. Cada fotografia conta uma história, quase que a grita, aliás. Este trabalho pede que se descanse o olhar em cada obra, que se registe a complexidade de cada detalhe da imagem, e através dessa absorção permitir que as imagens nos saibam devolver e suscitar afetos e memórias.

Onde: Museu Berardo

Quando: até 3 de Junho

Site: http://www.museuberardo.pt/

 

 

Porto

Extinção – O fim ou o início

O quê: A Alfândega do Porto recebe, pela mão da OTW, uma exposição itinerante, da responsabilidade do Museu de História Natural de Londres e que tem como objetivo retratar o "fascinante e controverso" tema da extinção, através dos espécimes icónicos das coleções do histórico museu, inaugurado em 1881. Estará o futuro da biodiversidade da Terra nas nossas mãos? Serão os humanos a terminar com a sua própria espécie? Como sobreviveram algumas espécies à extinção? As respostas a estas e a muitas outras perguntas poderão ser encontradas na exposição.

Onde: Alfândega do Porto

Quando: até 8 de Outubro

Site: http://www.ccalfandegaporto.com/

 

Serralves em Festa

O quê: O Serralves em Festa, o maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa, está de regresso nos dias 1, 2 e 3 de junho, com centenas de atividades gratuitas nos vários espaços da Fundação, ao longo de 50 horas consecutivas. “Transpor Fronteiras” é o tema deste ano.

Onde: Fundação Serralves

Quando: 1 a 3 de Junho

Site: http://www.serralvesemfesta.com/pt/

 

Festa da Criança

O quê: Este ano, o Parque de São Roque vai ser palco da Festa da Criança. Vão ser três dias repletos de brincadeira e muita animação. Além das muitas surpresas que o próprio parque proporciona – como um mágico labirinto onde o desafio é encontrar a saída –, haverá também jogos tradicionais, oficinas, pista de BTT, passeios de caiaque no lago, batismos de moto, espetáculos e muitas outras brincadeiras.

Onde: Parque de São Roque

Quando: 1 a 3 de Junho