Agenda cultural de 11 a 17 de maio

Lisboa

Feira da Educação e Saúde

O quê: Venha aprender a ser mais saudável, com aulas de yoga, karaté e dança. Vem aí mais uma Feira da Educação e Saúde, organizada pela Junta de Freguesia de Belém. O evento tem como objetivo a sensibilização dos lisboetas para os hábitos de vida saudáveis e a divulgação de várias associações e entidades ligadas à área. Mas se pensa que durante três dias vai ser só zonas de rastreios gratuitos e colheitas de sangue (também as há, com a presença indispensável do Instituto Português do Sangue e da Transplantação), desengane-se. Estão planeadas muitas atividades e demonstrações para toda a família.

Onde: Jardins Vasco da Gama, Belém

Quando: 11 e 12 Maio

Site: http://www.jf-belem.pt/

 

World Press Photo

O quê: Como já é habitual, Lisboa recebe a exposição do World Press Photo. A exposição foi inaugurada dia 27, e a entrada é grátis. O grande prémio foi entregue este ano a Ronaldo Schemidt, nascido em Caracas, na Venezuela. Foi lá que o fotojornalista da agência France-Presse fez a imagem que lhe valeu a distinção: José Víctor Salazar Balza em chamas durante os protestos contra o presidente Nicolás Maduro. No Beato, vai poder ver estas fotografias, tal como todas as outras premiadas nas restantes categorias

Onde: Hub Criativo do Beato

Quando: Até 20 de Maio

Site: https://www.hubcriativobeato.com/

 

Festival da Tailândia

O quê: De sexta-feira a domingo, visite o Jardim Vasco da Gama e fique a conhecer um pouco mais sobre a cultura tailandesa. Pelo caminho, desfrute de uma massagem ou experimente os workshops de muay thaicarving (arte de esculpir desenhos em frutos e legumes) e pinturas faciais. Não perca ainda as conversas sobre ''A cultura de comida de rua'' e ''As tradições tailandesas: Songkran (Ano Novo Tailandês), Loy Krathong (Luzes) e Phi ta Khon (Espíritos e Fantasmas)''. Para os miúdos há bancas de jogos tradicionais, folclore e contos tailandeses.

Onde: Jardins Vasco da Gama, Belém

Quando: 11 a 13 Maio

 

 

Porto

Senhor de Matosinhos - Festas da Cidade

O quê: Considerada “a grande romaria do Norte”, a Festa do Senhor de Matosinhos decorre este ano de 11 de maio a 3 de junho. Vão ser quase quatro semanas de festividades religiosas e atividades lúdicas, culturais e desportivas.

Onde: Matosinhos

Quando: 11 Maio a 3 Junho

Site: http://www.cm-matosinhos.pt/pages/490

 

Visitas Guiadas pela História do Porto

O quê: Através do ciclo “Visitas Guiadas pela História do Porto”, a Universidade do Porto convida à descoberta de alguns dos locais mais emblemáticos da cidade e da Universidade na companhia do historiador Joel Cleto. No dia 12 de maio (sábado, 15h), os participantes são convidados para um passeio até à Foz do Porto à descoberta das avenidas Brasil e Montevideu, com passagem pela Estação de Zoologia Marítima Dr. Augusto Nobre, onde funcionou o primeiro aquário da cidade do Porto.

Onde: Foz do Porto

Quando: 12 Maio

 

John Scofield

O quê: Quando John Scofield decide gravar um novo disco, nunca se sabe bem o que esperar a não ser música de extremo bom gosto e enorme criatividade. Pioneiro do jazz-rock desde os tempos em que acompanhou Miles Davis, já o ouvimos abordar o funk, o blues, o disco, o R&B e muito mais – embora sempre com um enfoque no jazz

Onde: Casa da Música

Quando: 13 Maio

Site: http://www.casadamusica.com/