Agenda Cultural de 15 a 21 de junho

Lisboa

Festa do Japão

O quê: Mais uma edição da Festa do Japão em Lisboa que pretende dar a conhecer a cultura japonesa é o grande objetivo desta iniciativa, inserida na programação das Festas de Lisboa e que se repete todos os anos desde 2011. Na Festa do Japão recria-se o “matsuri”, que traduz o ambiente festivo japonês, quer na sua vertente mais tradicional quer pop, através das demonstrações de Ikebana, Shodo (caligrafia), artes marciais, poesia Haiku, Origami, Furoshiki (técnica de embrulho), brinquedos japoneses, cosplay, concursos, concertos de música japonesa e exposições de Bonsai. Claro está que não vão faltar também as bancas de gastronomia japonesa.

Onde: Rossio dos Olivais (Parque das Nações)

Quando: 14 Junho

 

Fado no Castelo

O quê: Um dos pontos altos das Festas de Lisboa é o Fado no Castelo. Combinam-se vozes como as de Carlos do Carmo, António Serrano, Carminho, Camané, Laurent Filipe e Filipe Cunha Monteiro, tudo para ouvir de 14 a 16 de Junho.

Onde: Castelo de São Jorge

Quando: 14 a 16 Junho

Site: http://festasdelisboa.com/events/event/fado-no-castelo/

 

Half-a-Dozen

O quê: Seis fotógrafos estrangeiros passaram por Lisboa em 2016 numa residência artística a convite da J. Barbado – Art investments and advisory. E agora chegaram os resultados ao espaço Collectors. Até ao final de Julho pode ver os portefólios que criaram com Lisboa como pano de fundo.

Onde: Collectors Marvila

Quando: até 30 Junho

 

 

Porto

Martine Sysms apresenta Lessons I-CLXXX

O quê: Martine Syms (Los Angeles, California, USA, 1988) é uma artista residente em Los Angeles. Recorrendo ao vídeo e à performance, Syms examina representações de negritude e a sua relação com a narrativa, o vernáculo, o pensamento feminista e as tradições raciais. A sua obra engloba temas tão diversos como afro-futurismo, teoria queer, o poder da linguagem e a natureza espiritual da cor púrpura.

Onde: Museu de Serralves

Quando: 15 Junho a 30 de Setembro

Site: https://www.serralves.pt/pt/museu/o-museu/

 

Jazz no Parque Central da Maia

O quê: O Parque Central da Maia volta a acolher mais uma edição do Jazz no Parque, evento que “cruza no mesmo palco” seis concertos gratuitos ao final do dia e à noite. No cenário bucólico do Parque Central, juntando natureza, modernidade e música, o público poderá desfrutar, de forma gratuita, de boa música revelando os diversos caminhos que o jazz contemporâneo tem trilhado.

Onde: Parque Central da Maia

Quando: 14 a 16 Junho

Site: http://cultura.maiadigital.pt/noticias/jazz-no-parque-central-1

 

Ingolf Wunder

O quê: O pianista austríaco mais reputado da nova geração está de regresso ao Ciclo de Piano da Casa da Música, onde já impressionou o público com o seu virtuosismo insuperável, uma técnica irrepreensível e um cantabile extremamente expressivo. Figura regular nos palcos mais prestigiados desde que foi premiado nos concursos Steinway de Hamburgo, Franz Liszt de Budapeste e Chopin de Varsóvia, Ingolf Wunder lançou a sua carreira internacional com um contrato para a prestigiada editora Deutsche Grammophon.

Onde: Casa da Música

Quando: 16 junho

Site: http://www.casadamusica.com/