Agenda cultural de 23 a 29 de março

Lisboa

Vinhos em Cena

O quê: Durante três dias, o edifício do teatro Tivoli transforma-se numa feira de vinhos, com provas comentadas para profissionais e curiosos. Há 45 produtores nacionais e internacionais para conhecer, selecionados com base na “qualidade de produção de vinhos, posicionamento de nicho de mercado, relação com a arte e história da cultura da vinha e do vinho”.

Onde: Teatro Tivoli BBVA

Quando: 23 a 25 de Março

Site: https://www.teatrotivolibbva.pt/

 

Tempus Fugit: Vida, morte e memória

O quê: O que hoje dá lugar ao Museu do Dinheiro era a antiga Igreja de São Julião, que agora está a descoberto (ou quase) na exposição “Tempus Fugit: Vida, morte e memória”. A mostra acrescenta um capítulo ao já longo percurso do edifício: o da génese enquanto espaço sagrado. Ao longo de três núcleos expositivos apresentam-se evidências antropológicas e arqueológicas deposições materiais (esqueletos a sério), documentação e fotografias.

Onde: Museu do Dinheiro

Quando: até 31 de Março

Site: https://www.museudodinheiro.pt/destaques

 

Photo-Metragens

O quê: As novidades do Museu Berardo chegam-nos, finalmente, agora sob a forma de 14 short-stories independentes da autoria de João Miguel Barros puxa-nos diretamente para uma viagem de emoções, que vão desde o prazer imenso de passear pelo areal ao pânico de atravessar um abismo. Cada fotografia conta uma história, quase que a grita, aliás. Este trabalho pede que se descanse o olhar em cada obra, que se registe a complexidade de cada detalhe da imagem, e através dessa absorção permitir que as imagens nos saibam devolver e suscitar afetos e memórias.

Onde: Museu Berardo

Quando: Até 3 de Junho

Site: http://www.museuberardo.pt/

 

 

Porto

A Quinta de Beethoven - Orquestra Sinfónica do Porto

O quê: É o motivo mais célebre de toda a música clássica e deu origem à Sinfonia mais conhecida do mundo, a 5ª de Beethoven. O compositor chamou-lhe “o destino a bater à porta” pelo carácter fortemente rítmico das suas quatro notas. A partir deste pequeno motivo, Beethoven construiu uma verdadeira catedral, uma dramaturgia imparável e inquietante que deixa os ouvintes presos da primeira à última nota. Gabriela Canavilhas apresenta os momentos fulcrais desta sinfonia empolgante, desde o seu motivo inicial até ao triunfante final.

Onde: Casa da Música

Quando: 25 de Março

Site: http://www.casadamusica.com/

 

Momentos Of Young People

O quê: Raimund Hoghe estará em palco com os 12 jovens portugueses escolhidos para esta remontagem, num momento em que completa 25 anos de apresentações dos seus espetáculos em Portugal. Em 2002 Raimund Hoghe criou, para a Capital Europeia da Cultua de Bruges, na Bélgica, o espetáculo “Young People, Old Voices”, com 12 jovens belgas e franceses. Após a carreira do espetáculo pela Europa e a última apresentação a decorrer em Barcelona, em 2011, Raimund Hoge recria agora alguns momentos dessa performance com alguns jovens portugueses, bailarinos profissionais e bailarinos não-profissionais. 

Onde: Rivoli

Quando: 23 de Março

Site: http://www.teatromunicipaldoporto.pt/PT/

 

Dia Nacional dos Centros Históricos

O quê: O Dia Nacional dos Centros Históricos assinala-se oficialmente a 28 de março, mas a festa no Centro Histórico do Porto, Património Mundial pela UNESCO desde 1996, está marcada para sábado, dia 24 de março. O programa conta com 60 atividades ao longo do dia - entre visitas guiadas, passeios, oficinas, mostras de ilustração, mercados urbanos, exposições e concertos -, envolvendo 36 entidades, tanto públicas como privadas, da cidade do Porto. A maioria das propostas são gratuitas, mas algumas necessitam de inscrição.

Onde: Porto

Quando: 24 de Março

Site: http://www.portolazer.pt/