Agenda cultural de 30 Março a 5 Abril

Lisboa

Belém Cinema

O quê: O ciclo Belém Cinema continua a dar que falar, uma vez por mês há grandes clássicos da sétima arte no grande auditório do Centro Cultural de Belém. No dia 1 de Abril passa Spartacus (1960), de Stanley Kubrick e pode contar com mais variadíssimas exibições até dia 17 de Julho.

Onde: Centro Cultural de Belém

Quando: 1 de Abril até 17 de Julho

Site: www.ccb.pt

 

As Flores do Império

O quê: Há tapeçarias dignas de passar do chão para a parede. É o caso daquelas que se apresentam na primeira exposição do ano na Gulbenkian — “As Flores do Imperador”. A exposição parte de motivos decorativos de dois tapetes da Coleção do Fundador, produzidos na Índia Mogol, e que trouxe de volta os bolbos e flores exóticas orientais no Ocidente ao longo do século XVII, que na época motivou a atenção dos botânicos sobre o estudo da flora exótica e local.

Onde: Fundação Calouste Gulbenkian

Quando: Até 21 de Maio

Site: www.gulbenkian.pt

 

Raul, um Espetáculo de Homenagem a Solnado

O quê: Raul é um espetáculo de homenagem a Raul Solnado que revisita os seus monólogos mais hilariantes pela voz de Telmo Ramalho. Textos como “É do Inimigo?” e “A Guerra de 1908” ou músicas como o “Malmequer” ou o “Timpanas” são reinterpretados por este seu antigo aluno, num tributo ao seu professor e amigo.  Um espetáculo com humor e muita saudade, em que Telmo Ramalho evoca a memória do seu mestre contando como encontrou em Raul Solnado a vontade, a força e a inspiração para ser ator.

Onde: Auditório dos Oceanos – Casino de Lisboa

Quando: 30 e 31 de Março, 21h30

Site: www.uau.pt

 

 

 

Porto

José de Almada Negreiros: desenho em movimento

O quê: Com curadoria de Mariana Pinto dos Santos, a exposição "José de Almada Negreiros: desenho em movimento" reúne 90 trabalhos que dão conta da importância da linguagem cinematográfica na obra plástica desta figura considerada ímpar do modernismo português.

Onde: Museu Nacional Soares dos Reis

Quando: Até dia 31 de Março

Site: www.museusoaresdosreis.gov.pt

 

Moontosinhos

O quê: Desde 2013 que o “Moontosinhos”, ciclo de visitas noturnas à História, ao Património e às Lendas de Matosinhos, se realiza todos os meses em noites de lua cheia. As visitas guiadas a vários locais e monumentos obedecem a uma temática e realizam-se um pouco por todo o concelho, contando com a participação de centenas de pessoas que acompanham o percurso, questionando e interagindo com a equipa de historiadores e arqueólogos da Câmara de Matosinhos.

Onde: Pelas capelas de Leça da Palmeira

Quando: 2 de Abril

Site: Mais informações ou inscrições através do e-mail gmah@cm-matosinhos.pt.

 

11ª Festa do Cinema Italiano

O quê: Em 2018, a Festa do Cinema Italiano está de regresso para a 11.ª edição. O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso e conta com o com o apoio da Embaixada de Itália e do Istituto Italiano di Cultura di Lisbona. Todos os portugueses, todos os italianos e não italianos estão convidados a viver Itália, o seu cinema, a sua cultura e o seu idioma durante esta festa.

Onde: Cinema Trindade e no Teatro Rivoli

Quando: 4 a 8 de Abril

Site: www.festadocinemaitaliano.com/programacao/