Agenda cultural de 6 a 12 de abril

Lisboa

MIL - Lisbon International Music Network

O quê: O MIL – Lisbon International Music Network é um showcase festival que divide a sua programação entre conversas, masterclasses, aulas e concertos e tem como intuito ser um palco de negócio para muitos artistas. Isto é, com a presença de inúmeros profissionais da música mundial, de agentes a promotores de festivais diversos, pretende-se que os músicos portugueses possam abrir portas e crescer com uma série de contactos feitos nos vários espaços do festival.

Onde: Cais do Sodré

Quando: 6 Abril

Site: http://millisboa.com/mil/

 

Marco Rodrigues

O quê: Ele vai a todas. No seu repertório há fado, há canções quase pop que parecem fado, há fados tradicionais com letras nada convencionais, há fados quase sem guitarra portuguesa, e por aí fora. Interpreta canções de Copo Meio Cheio (2017).

Onde: Teatro do Capitólio

Quando: 6 Abril

 

Foi há 220 Anos a Descoberta do Teatro Romano

O quê: Pequena exposição sobre Manuel Caetano de Sousa, o arquiteto que descobriu o teatro romano em abril de 1798. O seu nome ficou, durante muito tempo esquecido, sendo suplantado pela figura do arquiteto italiano Francisco Xavier Fabri. Só recentemente a descoberta de novos documentos na Biblioteca Real do Rio de Janeiro, permitiu reconhecer a verdadeira importância de Manuel Caetano de Sousa, assim como comprovar que foi ele o “verdadeiro descobridor” do teatro romano de Lisboa.

Onde: até 29 de Abril

Quando: Museu de Lisboa - Teatro Romano

Site: http://www.museudelisboa.pt/

 

 

 

Porto

Solar das Índias

O quê: Um espaço de entretenimento e cultura bem no centro da cidade do Porto, no subpalco do Teatro Rivoli. Nestas duas noites de glamour, desfilarão pelo pequeno palco um corpo de baile, mágicos artificiosos e até o homem mais forte do Bonfim, que apresentará os seus garbosos números, cheios de força e subtileza de movimentos. E para receber os participantes estará Abelardo, amante desta vida sem saudades da próxima.

Onde: Teatro Municipal Rivoli

Quando: 6 e 7 de Abril

Site: http://www.teatromunicipaldoporto.pt/PT/

 

Vinho do Porto no Humor Mundial

O quê: Cerca de 50 desenhos alusivos à temática do Vinho do Porto vão estar em exposição no centro comercial La Vie Porto Baixa. Os trabalhos expostos resultam do desafio lançado pelo Porto Cartoon-World Festival (organizado pelo Museu Nacional da Imprensa) para assinalar os 250 anos da criação da Região Demarcada do Douro. Dezenas de cartunistas responderam ao convite para o Prémio Especial Vinho do Porto que, depois da seleção do Júri internacional presidido, na altura, por Georges Wolinski, deu origem a esta exposição.

Onde: Centro comercial La Vie Porto Baixa

Quando: até dia 13 de Abril

Site: https://porto.lavieshopping.pt/

 

A Minha Existência Involuntária na Terra

O quê: Renata Portas regressa agora ao TNSJ com “A Minha Existência Involuntária na Terra”, espetáculo apostado em fazer do palco “o lugar onde ombreamos com a morte, onde trazemos essa mosca no casaco, como diria Pirandello”. O título foi desviado da autobiografia do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, título que sinaliza um pessimismo que é a um tempo gesto de resiliência e de invenção feroz.

Onde: Teatro Carlos Alberto

Quando: até 8 de Abril