A Aquisição de Talento enquanto eixo da Estratégia de Negócio

Um novo paradigma do recrutamento

Os anos de crise por por que passámos, contribuíram também para uma alteração do paradigma da prestação de serviços ao nível do Executive Search.

Com efeito, atualmente é cada vez menos valorizada a postura de um “mero” prestador de serviços, cuja missão se cinge a entregar aquilo que consta no “perfil da oportunidade profissional”. Ou seja, tem-se assistido à tendência crescente das empresas procurarem aconselhamento externo junto de parceiros que conseguem estabelecer efetivas relações de proximidade e de aconselhamento, como forma conseguirem melhores resultados operacionais, através da integração de novos conhecimentos e competências, que sejam uma mais valia efectiva para o negócio.

Esta tendência tem-se refletido de forma significativa na atividade da nossa equipa de Executive Search. Atualmente, encontramos, com mais frequência, equipas de gestão, que vêem o recrutamento de um elemento da sua equipa como um dos eixos da sua estratégia de médio/longo prazo. Neste sentido, partilham connosco a estratégia definida para o seu negócio, os fatores distintivos da empresa e da função em causa, de forma a podermos ser melhores parceiros na escolha do perfil do profissional a contratar.

 

A nossa abordagem

Hoje é cada vez mais valorizada a nossa vontade e capacidade de estabelecer uma parceria com os nossos clientes, o que nos permite conhecer a fundo o seu negócio, a cultura e os valores que se vivem na empresa, as suas principais dificuldades e a forma como se diferenciam perante os concorrentes.

Assim, conseguimos debater de forma mais aberta e realista o melhor perfil para cada função e construir, em conjunto, os diferentes caminhos e estratégias de pesquisa do mesmo. É igualmente possível criarmos diferentes cenários para diferentes perfis, de modo a que o cliente preencha a sua necessidade de recrutamento com os candidatos com as competências certas e também com as motivações que o façam permanecer e evoluir na estrutura. E, conseguimos, inclusivamente, ajudar os nossos clientes a antecipar os ajustes necessários a efetuar na equipa para garantir uma integração com sucesso do novo profissional.

A nossa preocupação é encontrar soluções que façam sentido no longo prazo para as empresas, e ao mesmo tempo, traduzirem-se em escolhas sensatas para as carreiras dos candidatos.

 

Os resultados que temos obtido

Atualmente, temos os clientes muito mais abertos e flexíveis a não se cingirem ao mero preenchimento de uma “caixa” do seu organigrama, pois interessa-lhes, sobretudo, conhecer os profissionais que existem no mercado e a receber o nosso aconselhamento sobre a estratégia necessária a conseguir contratar o melhor talento para a sua organização.

Hoje, a Argo Talents considera que o seu posicionamento de advisory é cada vez mais valorizado e potenciado nos clientes com quem trabalha, assim como nos candidatos que acompanha, ao ter a capacidade e a coragem de fazer um aconselhamento sério a ambas as partes. Para o efeito, procura facilitar a reflexão sobre as áreas fortes e de desenvolvimento, receios e expectativas de ambos os lados.

A capacidade de alinhar, o que a cada momento, são necessidades de recrutamento e candidatos disponíveis para a mudança é conseguida com uma gestão de relação tão próxima, quanto verdadeira.

A nossa equipa de Executive Search ajuda e apoia os nossos clientes a criar as melhores equipas, procurando que este objetivo responda da forma mais eficaz à estratégia da empresa, e pondo ao serviço de clientes e candidatos todo o know how adquirido ao longo destes 13 anos de conhecimento do mercado.

Para alguma questão sobre este tema: sleitao@argotalents.pt