Dicas para equilibrar a vida Pessoal e Profissional

O equilíbrio da vida pessoal e profissional é algo que todas as pessoas pretendem conseguir, mas o caminho nem sempre é fácil, por esse motivo deixamos algumas dicas da nossa Partner Filipa Leite Castro, sobre como equilibrar a vida Pessoal e Profissional.

Um assunto, cada vez mais pertinente nos dias que correm, e que está relacionado com o facto de os colaboradores dedicarem a maior parte do seu dia ao seu emprego, o que pode gerar desequilíbrios entre a vida pessoal e laboral.

1. Bom planeamento

Para quem dá valor a ser mais que um profissional, um bom work / life balance é fundamental para se ter outros papéis na vida. A grande questão está em como conseguir esse equilíbrio num mercado que é cada vez mais competitivo e onde estamos contactáveis a toda a hora. Ao planearmos o nosso dia e levá-lo com foco e sem dispersão, conseguimos ser mais eficientes e fazer mais com menos tempo.

2. Maior liberdade no trabalho

Do lado dos empregadores, lembramos que as empresas que se focam no número de horas que o colaborador está na empresa, vão fomentar uma cultura de menor ownership e accountability. Pelo contrário, as empresas que conseguem dar liberdade aos colaboradores para gerirem o seu horário, vão fomentar um maior sentido de responsabilidade e maior engagement com a mesma, facilitando a retenção dos seus talentos.

3. Simplesmente, desligar…

Acreditamos que o nosso desenvolvimento não passa apenas pela evolução da carreira, passa também pela riqueza de experiências que conseguimos na vida e no dia-a-dia. Por outro lado, temos de ter momentos sagrados e obrigar-nos a que estes momentos realmente aconteçam. Estes podem ser de grande envergadura: como fazer uma grande viagem por ano, ou de quotidiano como ir jantar com amigas uma vez por mês, ou chegar a casa no máximo às 19 horas.

Filipa Leite Castro