Novas formas de recrutamento das empresas

Novas formas de recrutamento das empresas

Com o crescimento de algumas indústrias, a celeridade no recrutamento e integração dos perfis certos nas empresas é cada vez mais crítico. A verdade é que nos últimos anos, tem-se verificado uma grande mudança no paradigma desta área, com um papel cada vez mais preponderante desempenhado pela tecnologia, o que tem feito emergir algumas novas formas de recrutamento/captação de talento para as organizações:

 

Social Media

Esta forma de recrutamento não é “nova”, no entanto tem assumido uma relevância crescente, possibilitando às empresas a pesquisa e identificação de perfis com um determinado skill set. O Linkedin é umas das referências nesse âmbito, contando com mais de 332M de utilizadores em todo o mundo, com as mais diversas experiências e nas mais diversas indústrias. Os candidatos estão cada vez mais conscientes da importância de terem o seu perfil online, atualizado e com uma apresentação de informação relevante, para que um potencial recrutador chegue mais facilmente até ele. Muitas das vezes estes candidatos não se encontram de forma proactiva à procura de uma nova oportunidade profissional, mas veem cada vez mais como uma aposta de futuro o facto de darem visibilidade ao seu perfil.

 

Crowdsourcing

As plataformas de crowdsourcing têm tido uma proliferação exponencial no mercado, ainda que em Portugal sejam ainda poucos os players nesta área. O conceito é simples e implica níveis de investimento reduzidos para as empresas: as empresas divulgam as suas oportunidades de emprego numa plataforma à qual todas as pessoas poderão ter acesso, podendo referenciar candidatos com enquadramento no perfil, recebendo em troca uma recompensa, caso o candidato sugerido por si seja o admitido para a posição.

 

Mobile Recruitment 

De forma crescente, as empresas têm percebido a importância de disponibilizar plataformas que permitam a que as pessoas se candidatem a oportunidades de emprego através dos seus telemóveis. Estas plataformas podem ser utilizadas como um meio para as empresas apresentarem a sua proposta de valor, disponibilizando vídeos e outros conteúdos aos candidatos. Adicionalmente, podem ser também um meio, através de uma lógica de gamificação (ou seja, de jogo), de candidatura e triagem de candidatos a uma determinada oportunidade.

 

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