Projectos de Recrutamento de Volume

O Propósito
Em momentos de crescimento estratégico e organizacional, é fundamental identificar o talento certo, de forma a que o projeto consiga atingir os objetivos a que empresa se propôs. No caso em concreto, uma empresa ligada às tecnologias de informação passou por um momento de necessidade de recrutamento massificado, de forma a conseguir dar resposta atempada à exigência do seu negócio, com a entrega de qualidade dos projetos aos seus clientes.
Apesar de haver uma equipa de recursos humanos dentro da organização, o propósito foi criar uma parceria com uma empresa especializada na área (a Argo Fit), de forma a que a equipa interna pudesse estar focada em temas ligados à retenção e ao desenvolvimento dos colaboradores já existentes e conseguirem responder rapidamente às necessidades de aumento da sua equipa para resposta ao negócio existente.
 
O Caminho
Numa primeira fase reunimos com o cliente, de forma a perceber as prioridades de recrutamento para as diversas áreas de negócio. Desta forma, conseguimos definir um planograma de trabalho e alocar a equipa necessária à realização do projeto. Este foi um passo fundamental para garantir que as cerca de 50 vagas seriam preenchidas atempadamente.
Numa fase seguinte, foi importante conhecer os Hiring Managers, de forma a alinhar aquilo que seria o entendimento da função, não só em termos de hard skills e experiência profissional, mas também em termos de soft skills que eram valorizados por cada um dos managers.
Foi alocada uma equipa de consultores ao projeto, identificando um Project Manager (dentro da nossa equipa), responsável por garantir os timings de entrega, respetiva qualidade e para manter uma linha de comunicação constante com o cliente, de forma a poderem ir sendo alinhadas possíveis alterações ao planograma e perfis.
Após a receção de cada um dos job descriptions, uma breve reunião no cliente permitiu definir rapidamente a linha de pesquisa a ser levada a cabo e o perfeito entendimento da missão de cada pessoa a contratar, de forma a podermos passar ao candidato, da forma mais transparente, os principais desafios.
Após publicação de anúncio e respetiva triagem curricular (esta mais focada em avaliação de hard skills), foram realizadas entrevistas telefónicas que permitiram aferir a motivação dos candidatos para uma mudança profissional, bem como expetativas salariais aliadas a essa mudança. Num passo seguinte, as entrevistas presenciais permitiram aferir o alinhamento cultural e comportamental dos candidatos à empresa e à chefia.
Na fase final, foram entregues relatórios de apreciação dos candidatos e acompanhámos a marcação de reuniões com o cliente, bem como a fase de oferta, de forma a garantir o sucesso de contratação.
Durante todo o processo, e tratando-se de um projeto de recrutamento massificado, foi sendo entregue ao cliente, numa base semanal, os principais KPI’s de evolução de projeto, bem como partilhadas as principais dificuldades de atração de candidatos. Este fator permitiu realinhar e ajustar alguns temas, nomeadamente ao nível da compensação.
 
O Impacto
Apesar da especificidade das funções mais técnicas, a proximidade de comunicação com o cliente permitiu que toda a equipa tivesse presente, de forma muito clara, os principais pontos para que fosse conseguida a entrega de candidatos com o perfil adequado. A rapidez de resposta da parte do cliente aos candidatos apresentados, foi igualmente um ponto crucial para a atração de candidatos que, em áreas mais específicas, são muito abordados pelo mercado.
As reuniões constantes de equipa, de forma a aferir a evolução de cada um dos processos permitiu realocar equipa ou alterar planograma, de acordo com a urgência do cliente, o que foi igualmente um fator de sucesso do projeto.
Foi efetivamente um caso de sucesso, que foi possível tanto pela dedicação e profissionalismo da equipa, como pelo sentido de urgência presente em cada um dos consultores envolvidos. O facto do cliente, sentindo a proximidade, ter possibilitado um canal de comunicação aberto não só com os RH mas igualmente com os Hiring Managers, foi igualmente um ponto chave para que todo o projeto tenha sido fechado de forma muito positiva.
Numa fase pós contratação, o acompanhamento que temos feito dos candidatos, tem possibilitado perceber os seus principais achievements e receios, tendo por isso o gestor de projeto podido continuar a falar com o cliente, desbloqueando situações mais complexas.

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