Assessment Toolkits

O Propósito
 
Seja para recrutamento externo, seja para avaliação de potencial interno, a metodologia de Assessment Center é utilizada por vários clientes nossos, como fonte de recolha de informação de suporte à tomada de decisão.
Num cliente ligado ao sector da energia, surgiu a necessidade de desenvolvimento de exercícios de Assessment para utilização nos seus processos, que refletisse a especificidade do negócio e permitisse analisar um conjunto de competências definidas como críticas, melhorando assim a validade preditiva destes processos.
 
O Caminho
 
Juntamente com a equipa de Recursos Humanos, foi definida uma amostra de colaboradores com elevada performance e identificadas os aspetos que os diferenciavam, traduzidos em forma de competências. Este conjunto de competências, foi depois desdobrado em comportamentos, passíveis de ser observados e mensurados.
Por outro lado, foram definidas as etapas do processo de avaliação de competências (assessment) e fit cultural e os exercícios de suporte a cada uma destas etapas.
Estes exercícios foram depois criados, de forma a permitirem a análise das competências identificadas, permitindo em simultâneo avaliar alguns aspetos previamente identificados relacionados com a cultura e valores da Organização.
Para cada exercício foi desenvolvido um guião de utilização para Assessor, grelhas de observação e cotação e guião de utilização para participantes.
Os exercícios foram testados em grupos piloto para testar a validade facial dos mesmos e após efetuar os ajustes necessários, passaram a ser utilizados pelas equipas internas do cliente, tendo para tal sido desenvolvidas ações de capacitação e treino destes elementos.
 
O Impacto
 
Este projeto teve impacto direto a dois níveis:
Por um lado, a melhoria da taxa de sucesso dos processos de recrutamento externos e avaliação de potencial interno, através da utilização de dinâmicas complementares à Entrevista anteriormente efetuada e que permitem a seleção de candidatos com um melhor nível de adequabilidade ao perfil pretendido.
Por outro lado, a melhoria da experiência dos candidatos, que são assim desafiados com exercícios de utilização exclusiva da empresa a que se candidatavam ou na qual trabalham, dependendo de ser um processo externo ou interno.

Partilhar

Posts em destaque

27 Fevereiro 2024
20 Fevereiro 2024