Formação em Boas Práticas de Recrutamento

O Propósito
Sabemos que o mercado, as tendências e as ferramentas relacionadas com Recrutamento estão em permanente evolução. Nesse sentido, capacitamos as equipas de Recursos Humanos dos nossos clientes em ferramentas de pesquisa de candidatos, de condução de entrevistas, de avaliação de potencial e em outras boas práticas do mercado, no que respeita à área de Aquisição de Talento.
O Departamento de RH do nosso cliente, uma empresa multinacional de FMCG, com uma grande diversidade de áreas de negócio e uma extensa área corporativa, estava com dificuldade em explicar aos seus clientes internos a complexidade nos processos de recrutamento de profissionais para as diversas funções que a empresa possuía em aberto e os timings que os mesmos envolviam.
Era importante alinhar processos, procedimentos e expectativas.
 
 
O Caminho
 
Num primeiro momento, colaborámos com o departamento de RH do nosso cliente na identificação das possíveis causas de descontentamento dos seus clientes internos. Esta identificação foi complementada com entrevistas presenciais aos diferentes line managers (diretores de outras áreas da empresa), clientes internos dos RH em processos de recrutamento.
 
Identificados os aspetos positivos, negativos e as expetativas evidenciadas quer pelo departamento de RH, quer pelos line managers em relação ao tema em análise, foi importante sensibilizar ambos os interlocutores para os respetivos desafios e necessidades de melhoria ao nível da atuação dos mesmos nos processos de recrutamento. Para o efeito, e tendo em apreço o flow integral de um processo de recrutamento na empresa, definimos momentos chave e os dos & dont’s respetivos, com identificação das possíveis consequências para o processo da não observância dos mesmos pelos envolvidos.
 
Do trabalho realizado, resultou o desenho de formações especificas para os profissionais de RH envolvidos nos processos de recrutamento e o desenho de formações específicas para os line managers. Neste âmbito, e através de uma formação de caracter prático e experiencial, foi possível sensibilizar ambos os públicos alvos para questões relacionadas com a importância de:
  • serem construídos os perfis a recrutar de uma forma equilibrada e realista (e de termos consciência da não existência de perfis perfeitos);
  • definir previamente a estratégia de pesquisa a desenvolver, com a identificação de possíveis empresas target;
  • ser claro o EVP da função a transmitir aos candidatos;
  • preparar previamente as entrevistas, com a elaboração de um guião;
  • existir, no âmbito da entrevista, espaço para o candidato conhecer melhor a função;
  • dar feedback aos candidatos e o seu impacto;
  • um advisory relevante e construtivo por parte dos RH à decisão, entre outros.
 
 
O Impacto
 
Identificar pontos de melhoria e procurar resolução para os mesmos é o início do processo.
A realização deste projeto permitiu ao nosso cliente melhorar a eficiência e a efetividade dos processos de recrutamentos que realizou no último ano em cerca de 50% e 30%, respetivamente, face ao ano anterior. Isto porque todos os intervenientes sabiam o que era esperado de si e tinham as ferramentas para agilizar e reduzir os prazos dos recrutamentos.
Facilitou e melhorou o papel de todos.

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