Talent Mapping

O Propósito
 
O nosso cliente era uma empresa multinacional com várias delegações em Portugal. No contexto da empresa colocava-se um desafio ao nível da Liderança, dado que tendencialmente os Diretores de Delegação eram colaboradores expatriados. Isto acontecia devido à especificidade de negócio e à forte cultura da empresa, num momento de forte expansão, em que era importante difundir boas práticas na Organização e acelerar o crescimento, apostando a empresa nesta transmissão de know-how de colaboradores que vinham de países mais maduros em termos de operação.
Numa fase posterior, em que era expectável que estes colaboradores regressassem aos seus países de origem, colocava-se o desafio de encontrar potenciais sucessores.
 
 
O Caminho
 
A solução para este desafio de Liderança passou por 2 níveis: Por um lado identificação de potencial interno e capacitação dos elementos identificados para potenciais sucessores; Por outro lado, foi efetuado um mapeamento de talento no mercado. Começou por se identificar as estruturas organizacionais existentes no mercado onde os desafios operacionais e cultura de liderança fosse semelhante. Posteriormente foi efetuado um levantamento das estruturas identificadas e assessment de potencial aos diferentes candidatos identificados.
O output foi um mapeamento do mercado, que permitiu ao nosso cliente obter informação importante de suporte à tomada de decisão.
 
 
O Impacto
 
Este projeto permitiu à empresa nossa cliente perceber as diferentes práticas de Liderança presentes noutras estruturas do mercado e concluir que, não havendo profissionais com o perfil pretendido, a melhor estratégia passava por apostar no desenvolvimento de academias para potenciação do talento identificado internamente.
Não tendo necessariamente um projeto de Talent Mapping como fim em si o recrutamento, permitiu neste caso à Organização validar qual a melhor estratégia a seguir para dar resposta aos desafios de Liderança que se apresentavam.
 

Partilhar

Posts em destaque

27 Fevereiro 2024
20 Fevereiro 2024