Programa de Trainees GGND

O Propósito
Com a consciência da importância da Atração e Retenção de Talento Jovem para a continuidade e evolução das Organizações, e consequente dinamismo, as empresas têm vindo a sentir a necessidade de implementar estratégias e ter um certo posicionamento que permita cativar esta geração em específico.
Um cliente nosso, no sector da energia, passou recentemente por um processo de carve out de uma estrutura consolidada e com uma marca forte no mercado. Tiveram o desafio de se tornarem autónomos e criar o rebranding, posicionamento e transformação da própria marca. 
Assim, com o propósito de reforçar o pipeline de talento jovem da empresa, contribuindo com um papel ativo para a fase de transformação da estrutura, que atua num mercado com constantes desafios, este cliente recorreu à Argo com o objetivo de criar o primeiro Programa de Trainees da empresa. O foco era a contratação de 10 trainees a nível nacional, das variadas áreas, em especial de Engenharia.


O Caminho
Este processo passou essencialmente por 4 eixos: 

1) Estruturação 
Num primeiro momento, foi necessário, estruturar a proposta de valor e comunicação do Programa de Trainees. 
Através de reuniões individuais com key members do cliente e Focus Group, reuniu-se um conjunto de informação relativo: 
  • Ao passado e futuro da Organização;
  • Aos desafios estratégicos esperados nos próximos naos; 
  • À cultura experienciada na empresa e valores; 
  • Ao papel desejado e características necessárias do talento jovem na organização;
Através da compreensão desta informação, a Argo construiu uma matriz de competências a serem analisadas ao longo do processo. 
Em paralelo à construção da Proposta de Valor (EVP) construída em conjunto entre o cliente e a Argo, foi definido e desenvolvido um Plano de Comunicação assim como estratégia de divulgação e targets

2) Atração
Tendo em vista o target definido – jovens recém-licenciados de variadas áreas de formação- foi definida uma campanha de Employer Branding, focada na parceria com Universidades de Norte a Sul.

3) Seleção 
Screening
Tendo em conta os requisitos definidos para o perfil de trainee, e com um total de 458 candidaturas, foi feita uma triagem dos diferentes perfis interessados.  Para realizar um ranking dos candidatos, de forma complementar à triagem dos hard skills definidos, foi criado um formulário de candidatura com questões de screening que permitiram criar diferentes níveis de prioridade.

Online Assessment
Após fase de triagem, foram aplicados inventários psicométricos (raciocínio verbal, numérico, lógico e inglês) de forma a poder aplicar outra lente de observação dos candidatos em processo. 

Business Challenge
Para complementar a informação recolhida anteriormente, e após análise dos testes psicométricos, foram realizadas dinâmicas de grupo entre 5 a 7 participantes. O principal objetivo era observar uma componente de soft skills mais direcionada para o relacionamento interpessoal. Criou-se também a oportunidade de divulgar a marca e esclarecer dúvidas quanto à empresa. 

Entrevista Argo
Entrevistas individuais com o objetivo de avaliar os seguintes parâmetros:
  • Principais competências em análise – Colaboração, Relacionamento Interpessoal, Audácia, Resiliência e Sentido Crítico;
  • Áreas fortes e pontos de desenvolvimento do candidato;
  • Experiência e aprendizagens relevantes;
  • Motivação para o desafio.

Painel Final
Após validação de candidatos, foi entregue um report de cada um de forma a suportar a tomada de decisão.
Os trainees tiveram a oportunidade de ouvir os Managers de diferentes áreas e, posteriormente, realizarem um pitch para apresentarem o seu percurso pessoal e profissional/académico. 
Após esta análise, por parte do cliente, foram selecionados os 10 trainees para integrarem o Programa. 


4) Integração
A Argo teve um papel fundamental não só no processo de atração e seleção dos trainees, como também na estratégia de todo o programa em sim, incluindo a integração e acompanhamento dos trainees ao longo do primeiro ano.

Foi necessário delinear:
  • A Jornada do Trainee ao longo de um ano; 
  • As formações a serem realizadas a trainees e tutores; 
  • A definição e estruturação de um projeto anual a ser desenvolvido em grupo; 
  • Pilares do novo modelo de gestão de desempenho; 
  • A criação do manual de acolhimento.


O Impacto
A realização deste 1º Programa de Trainees do nosso cliente permitiu-lhe a contratação de 10 talentos jovens, entusiasmados com a sustentabilidade e transição energética. Para além disso, foi possível realizarem uma divulgação e posicionamento da própria marca mais eficaz, após o processo de rebranding pelo qual passavam.
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