Market Intelligence

O Propósito

A Talent Race exige cada vez mais às empresas pensar em alternativas à sua estratégia de aquisição de talento e tomar decisões que lhes permitam manter-se competitivas na atração.

Boas decisões tendem a ser decisões informadas, e nesse sentido, estudos de Market Intelligence permitem uma visão mais clara sobre o mercado, e servir como uma base para um melhor planeamento das necessidades de recrutamento em determinado contexto, como por exemplo:
  • expansão do negócio para novos mercados,
  • implementação de centros de competências, 
  • criação de novas áreas de negócio, entre outros.
A Argo foi convidada a desenvolver um estudo de Market Intelligence acerca do mercado de IT em Portugal, por uma empresa de retalho internacional, de forma avaliar a viabilidade de criar Digital Hubs e recrutar talento tecnológico fora dos grandes centros urbanos.

O Caminho
Foram analisados diferentes indicadores:
  1. Formação de Talento local qualificado
    1. Principais centros de formação a nível nacional
    2. Número de pessoas formadas em cada curso (engenharias e tecnologia)
  2. Talent Pool Existente
    1. Análise por segmentos
      1. Função
      2. Tecnologia
      3. Senioridade
    2. Principais Empregadores de perfis tecnológicos nas diferentes regiões 
  3. Benchmark Salarial
    1. Análise de intervalos salariais e benefícios de acordo com os diferentes segmentos de talento e regiões
Com os dados recolhidos através de diferentes fontes de informação, foi criado um report com os principais KPI’s.


O Impacto
O relatório teve impacto na estruturação do conceito dos Digital Hubs, permitiu a análise de viabilidade do projeto (existência de perfis funcionais, pipeline de talento e sucessão), escolha de localização para implementação do projeto piloto e definição de políticas de remuneração e atração dos diferentes perfis.
Partilhar

Posts em destaque