Talent Aquisition Strategy

O Propósito
 
O nosso cliente é uma empresa nacional de grande dimensão, ligada ao sector da alimentação. Sentindo que no contexto atual, o processo de decisão por parte dos profissionais em relação às empresas onde querem trabalhar se tornou mais complexo, com a emergência de variáveis como o salário emocional, o propósito da Empresa e os modelos de Organização das equipas, surgiu a necessidade de melhorar a candidate experience e ao mesmo tempo alinhar internamente os processos de aquisição de talento.
Mais do que desenvolver a sua marca enquanto empregadores, importa às Organizações criarem propostas de valor coerentes e apelativas para os diferentes segmentos de talento.
Nesta perspetiva a experiência dos candidatos durante os processos seleção em que estão envolvidos na Organização, assume uma importância reforçada. Todos os pontos de contacto (desde a candidatura à admissão) têm elevado impacto na reputação da Empresa e nos candidatos que a mesma vai conseguir atrair.
Sendo as entrevistas de recrutamento um momento chave para comunicação da proposta de valor do nosso cliente ao mercado, mostra-se fundamental garantir o alinhamento dos Hiring Managers, HR Business Partners e outros interlocutores envolvidos no processo de seleção, como forma de transmitir uma mensagem consistente aos vários candidatos que conhecem a empresa, proporcionando uma experiência alinhada e positiva, que transmita um sentimento de identidade única.
Por outro lado, é igualmente fundamental otimizar o fluxo dos processos de recrutamento, de forma a garantir que as pessoas contratadas estão alinhadas com a cultura e valores da Organização, reduzindo os custos associados ao bad hiring.
 
O Caminho
 
Enquanto abordagem de intervenção, propusemos ao nosso cliente uma metodologia essencialmente prática, favorecedora do envolvimento ativo dos participantes e que permita assegurar quick wins, que garantam uma aplicação rápida dos conhecimentos adquiridos e alinhar processos e procedimento de recrutamento (interno e externo) que possam ser replicados de forma transversal no nosso cliente, tendo em conta as boas práticas de mercado e respeitando a identidade cultural da Organização, aumentando a taxa de sucesso dos mesmos.
Assim, para cada segmento de talento da Organização, de forma a garantir que o processo é o mais eficiente possível (match dos valores da pessoa entrevistada vs. valores da Organização e competências da pessoa entrevistada vs. Função a desempenhar) foram criados e implementados:

  • workflows e matrizes de selecção (fases, timings, recursos, ferramentas/técnicas, e resultados esperados) do processo de recrutamento externo para cada segmento de talento da Organização;

  • workflows e matrizes de selecção (fases, timings, recursos, ferramentas/técnicas, e resultados esperados) do processo de mobilidade interna para cada segmento de talento da Organização;

  • manual de FAQ’s para os diferentes intervenientes no processo;

  • sessões de alinhamento de boas práticas de recrutamento com Managers e Hiring Managers;

 
 
O Impacto
 
A criação de processos uniformes e transparentes permitiu projetar a nível interno e externo uma imagem de rigor e profissionalismo e garantir que existe um framework comum a toda a Organização, facilitando a partilha de informação, reduzindo possíveis entropias e garantindo que o talento que está a ser integrado na Organização está alinhado com os valores e estratégia da Organização. Adicionalmente verificou-se a redução de custos de processo, uma vez que a criação de Workflows permitiu prever tempos de resposta, antecipar possíveis dificuldades e assim minimizar riscos.

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